A eleição ocorreu na data conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, no inciso II do art. 17 da Resolução nº 459 de 23 de março de 1995 e reelegeu o vereador Bruno Lorenzutti (PODE) como presidente da Câmara.
A Câmara Municipal de Vila Velha elegeu durante a 34ª Sessão Extraordinária, realizada na manhã da última quarta (1º), a nova Mesa Diretora para atuar no legislativo durante o biênio 2023/2024. Conforme prevê o inciso II do art. 17 da Resolução nº 459 de 23 de março de 1995 (Regimento Interno da Câmara).
“II - na primeira sessão ordinária do mês de junho do segundo ano, com posse no primeiro dia útil do mês de janeiro do terceiro ano de cada legislatura.” (NR)
Apenas uma chapa concorreu ao pleito e, com votação unânime da Chapa 1, a Mesa Diretora foi comporta da seguinte forma:
O vereador Bruno Lorenzutti (PODE) reeleito Presidente, vereador Osvaldo Maturano (PSDB) como 1º Vice-Presidente, o vereador Rogério Cardoso (PODE) 2º Vice-Presidente, vereador Joel Rangel (PTB) 1º Secretário, vereador Welber da Segurança (PSDB) como 2º Secretário e vereador João Batista TITA (PSD) reeleito 3º Secretário.
Durante o seu discurso de agradecimento, o Presidente reeleito enfatizou que a gestão iniciada em 2021 foi marcada pelos desafios de organizar e implantar uma gestão pública profissional, com ações e investimentos em tecnologia, além do foco no diálogo e nas relações institucionais, com todas as instituições e com órgãos de controle, estando à Casa aberta para todo e qualquer tipo de verificação e fiscalização.
Para o futuro, o Presidente reeleito destacou o início do cronograma de convocação dos aprovados no concurso público, realizado após 30 anos do último certame, entre outros investimentos com foco no avanço da oferta dos serviços públicos para a população.
“Iremos fazer uma mudança para uma nova sede, adaptada para todos. Inclusive os que têm mobilidade reduzida e alguma deficiência física. Essa casa não pode ser de alguns, essa casa tem que ser de todos, com acesso a todos!”, declarou o presidente da Câmara.
Bruno Lorenzutti (PODE) agradeceu também os demais vereadores pelo apoio, confiança e parceria em sua gestão, aos servidores da Casa de Leis e destacou ainda a boa relação entre o Poder Legislativo e Executivo, sem desviar das responsabilidades de fiscalizar e legislar, e de trabalhar em prol do desenvolvimento econômico do município.
“Estamos vivendo um tempo de paz em Vila Velha. Não queremos, não precisamos e já vimos que não funcionam as brigas e intrigas políticas. Esse modelo político está ultrapassado. Queremos uma Vila Velha de união.”, finalizou o vereador.
Na ocasião também foi realizada a votação para a formação das 12 (doze) Comissões Permanentes da Casa Legislativa para o próximo biênio, a presidência de cada comissão será realizada durante a próxima sessão em dia e horário regimental, prevista para acontecer no dia 06 de junho de 2022, às 17h00.
A nova Mesa Diretora e os membros das Comissões Permanentes da casa irão tomar posse no primeiro dia útil do terceiro ano da legislatura, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, no dia 02 de janeiro de 2023.