A optometria é uma área da Saúde focada nos olhos.
A Câmara de Vila Velha (CMVV) recebeu nesta segunda-feira 20, profissionais da Optometria, que fizeram uso da Tribuna Livre para explanar sobre a profissão, ainda pouco conhecida no Brasil.
O vereador Devanir Ferreira (Republicanos), proponente da Tribuna Livre, lembrou que muitas pessoas no Espírito Santo não sabem o que é um optometrista, incluindo autoridades, e reiterou a importância destes profissionais, que são agentes primários de saúde da visão.
A optometrista Andressa Figueira deu início à fala e, emocionada, contou um pouco de sua história. Formada em 2003, pela Universidade Luterana do Brasil foi a primeira optometrista de nível superior do Espírito Santo. Em 2010, Andressa foi presa injustamente, após ser acusada de prática ilegal da medicina, quando exercia apenas o seu trabalho como optomestrista.
“Formada, com o diploma na mão, ter sido acusada de algo que não fiz foi muito cruel, eu não estava fazendo nada além do que minha formação me permitia. Isso foi o que passei para defender a minha profissão. Hoje sou presidente da Câmara Regional de Optica e Optometria do Espírito Santo - CROO – ES, professora de Optometria da Universidade de Vila Velha e atuo como optometristra. Estou há 19 anos lutando pela minha profissão. Há 19 anos ajudando a população a ter uma saúde visual melhor. Disse Andressa em seu discurso.
Em seguida o optometrista Emiliano Wolkart, explanou sobre a profissão, que é de extrema importância para a saúde visual da população brasileira, mas ainda pouco conhecida.
“A optometria é uma ciência da área da saúde que tem como fundamento de estudo e atuação à visão humana, contemplando todo o processo visual no âmbito quantitativo e qualitativo. Quem se forma em optometria se torna optometrista, o profissional responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos correção de grau, apenas”.
Emiliano destacou que a optometria é reconhecida pela OMS como a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo, pois o optometrista é um agente primário de saúde da visão e salientou a que o atendimento dos optometristas na saúde básica, poderia evitar as longas filas de espera por uma consulta com oftomologista no Sistema Único de Saúde.
Ao fim da tribuna livre, o vereador Devanir Ferreira, homenageou os profissionais Aline Bazelatto Pomarolli, José Ronaldo de Souza, Marciley Schneider e Messias Nunes de Souza Filho, pelos serviços prestados à população com a entrega de Moções de Aplausos.
Câmara Municipal de Vila Velha
Departamento de Comunicação
Foto: Débora Benaim
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@cmvv.es.gov.br