Projeto de Lei propõe musicoterapia como tratamento terapêutico complementar para Pessoas com Deficiência

Autor do projeto, vereador João Batista-Tita, defende a prática para tratamento complementar da pessoa com deficiência, síndromes e transtorno do espectro autista (TEA).

De  Câmara Municipal de Vila Velha
Texto  Diretoria de Comunicação    |    Foto Débora Benaim
15 de setembro de 2022 às 00h00.

Notícia Projeto de Lei propõe musicoterapia como tratamento terapêutico complementar para Pessoas com Deficiência

Em sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (14), a Câmara de Vila Velha aprovou o PL 10.057/21, que estabelece diretrizes para incentivo ao uso da musicoterapia como tratamento complementar de pessoas com deficiências, síndromes e/ou transtorno do espectro autista (TEA), com o objetivo de regulamentar e proporcionar a aplicação do método no município.

A iniciativa é do vereador João Batista-Tita, que afirmou que o uso da musicoterapia como tratamento complementar ao TEA e à pessoa com deficiência e síndromes tem demonstrado bons resultados. “A musicoterapia traz diversos benefícios ao tratamento das pessoas, pois aumenta o potencial de interação do ser humano, promovendo a melhoria da saúde física, mental, social, cognitiva, emocional e espiritual, impulsionando uma evolução na qualidade de vida das pessoas.”

O tratamento musicoterapêutico não trabalha com as limitações da pessoa, mas sempre com a capacidade de cada um. Há o estímulo do crescimento interior e o resgate de si mesmo, por meio da mistura de ritmos, melodias, harmonia, timbres, instrumentos musicais, criação, improvisação, audição e energia que transforma. As sessões devem ser conduzidas por um profissional qualificado. Elas podem ser individuais ou em grupo, mas o tratamento deve ser sempre individualizado de acordo com as necessidades de cada um.

Com o acolhimento do plenário, o projeto segue para sanção do Prefeito, a legislação derivada passa a valer a partir da sua publicação em diário oficial.

 

 

Câmara Municipal de Vila Velha

Departamento de Comunicação

Tel.: (27) 3349-3252

comunicacao@cmvv.es.gov.b

Atendimento ao Público

De segunda-feira à sexta-feira: De 7h às 19h

E-mail

ouvidoria@vilavelha.es.leg.br

Expediente

De segunda-feira à sexta-feira: De 7h às 19h

Telefone

(27) 3219-6964 / 3349-3232

Endereço

Praça Frei Pedro Palácios, s/n Prainha Vila Velha/ES - CEP: 29100-190

Redes Sociais

  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Youtube

Localização

Logo do Site Branco Copyright © Câmara Municipal de Vila Velha. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.