A CPI visa para apurar as responsabilidades da empresa EDP nos serviços de instalação e manutenção de fios e cabeamentos nos postes de Vila Velha.
Na tarde desta segunda-feira (31), durante reunião Extraordinária CPI da EDP-ES, os representantes da empresa EDP, Orlando Sena, Consultor de Poder Público e Jorge Guerrero, Gestor de Poder Público entregaram aos membros da CPI, o Projeto Piloto de Plano de Ação para Adequação do Compartilhamento de Postes entre EDP Espírito Santo e Empresas de Telecomunicações.
O Plano de Adequação propõe o trabalho em conjunto entre EDP e empresas de telefonia com o objetivo de diminuir a poluição visual e a insegurança causada devido a fiação excessiva nos postes de energia elétrica do município.
O Plano de Ação será analisado pela Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar se a proposta atende ao município, diante dos problemas que foram apresentados pela CPI.
CPI DA EDP-ES
A CPI foi instaurada para apurar as responsabilidades da empresa EDP nos serviços de instalação e manutenção de fios e cabeamentos nos postes de Vila Velha.
Durante os encontros, foram colhidos depoimentos que auxiliaram os trabalhos dos parlamentares nessa investigação, como os dos representantes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e de Defesa Social e Trânsito. Também foram ouvidos os representantes do PROCON-ES e do PROCON-VV, além da Ouvidoria Geral do Município.
A CPI também contou com a presença dos representantes das operadoras de internet licenciadas que atuam em Vila Velha.
A finalidade da CPI é discutir soluções, identificar responsabilidades, acolher as sugestões e reclamações dos contribuintes, para que seja realizado o ordenamento da fiação nos postes, trazendo maior segurança e qualidade de vida para os cidadãos vilavelhenses, diminuindo assim os riscos dos fios expostos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito é presidida pelo Vereador Renzo Mendes e possui como membros os Vereadores Fábio do Vale, Welber da Segurança, Joel Rangel e João Batista Tita.