Trabalho desenvolvido pela Defesa Civil no município, recebe “Título de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sociedade de Vila Velha.
Na manhã desta quarta-feira (21), durante a 83ª Sessão Ordinária, a Câmara de Vila Velha concedeu “Título de Honra ao Mérito”, à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, em sua atuação profissional no Município de Vila Velha.
A homenagem atendeu a propositura do vereador Renzo Mendes (PP), que destacou a importância do papel da Defesa Civil na cidade. “A Defesa Civil tem como lema “a vida em primeiro lugar” e somos testemunhas de que os profissionais da Defesa Civil de Vila Velha levam esse lema muito a sério, são verdadeiros guerreiros e heróis que com muita dedicação tem trabalhado na adoção de medidas preventivas destinadas a evitar e reduzir desastres em nosso município, além de atuarem com excelência em ocasiões de emergência em nossa cidade.”
“Devo lembrar que Vila Velha possui hoje um plano consistente e alicerçado de contenção de risco, um programa do mais alto nível no qual a Defesa Civil de Vila Velha faz o mapeamento de todas as áreas de riscos de nosso município e, com devido planejamento, institui ações de prevenção, preparação e respostas a situações que demandam a intervenção, portanto temos sempre valorizar os nossos profissionais que atuam na Defesa Civil de Vila Velha.” Afirmou o vereador.
Em nome da equipe, o Coordenador da Defesa Civil Cel. Carlos Marcelo D´Isep, agradeceu as honrarias e reforçou a condução do Executivo Municipal no fortalecimento da Defesa Civil de Vila Velha. “Eu atuo nessa área há quase 35 (trinta e cinco) anos e tenho acompanhado na gestão do Prefeito Arnaldinho a visão necessária para que tenhamos uma Defesa Civil forte e atuante no município.”
O Coordenador salientou ainda a importância das ações preventivas para a redução dos riscos e dos danos sofridos pela população em caso de desastres.
“As pessoas possuem uma visão de que o papel da Defesa Civil é só resposta, que só trabalhamos depois que acontece o desastre, mas esse é o menor dos nossos papéis. A mais importante atribuição da Defesa Civil é atuar no sentido de evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos. Vila Velha possui hoje um Plano de Redução de Riscos Geológicos e um plano Municipal de Defesa Civil, para caso aconteça um desastre nós possamos enfrentar da melhor forma possível, de maneira organizada e planejada para que a normalidade social seja restabelecida rapidamente. “disse Cel. D´Isep em seu discurso.”
Em 2021, a Defesa Civil de Vila Velha foi incorporada à Secretaria de Governo – (SEMGOV), e passou por processo de reestruturação. Além de ampliação e qualificação da equipe, o órgão passou a realizar intenso trabalho na área de prevenção e monitoramento. Todo o mapeamento de risco da cidade foi atualizado e a cidade hoje conta com um Plano de Redução de Riscos Geológicos e um plano Municipal de Defesa Civil, além de projetos e ações com foco na prevenção dos desastres naturais.
Confira o nome dos Homenageados:
Cel. Carlos Marcelo D’isep Costa- Coordenador
Afonso Belenda Netto – Diretor Técnico Operacional
Marcelo Fernandes Teixeira Mello -Diretor Operacional
Gilvandro Pinto – Gerente de Prevenção e Preparação
Fernando de Almeida Felix -Engenheiro Civil
Railla Barroso do Nascimento – Assistente Social
Alecsander Santos da Silva - Agente de Defesa Civil
Alexandre Pereira da Silva - Agente de Defesa Civil
Daiany Silva Corrêa – Assistente Público Administrativo
Jailson Antônio Vivaldi- Agente de Defesa Civil
Kennedy Sandoval - Agente de Defesa Civil
Maury Candido Gomes Campos - Agente de Defesa Civil
Raimundo Santos Junior - Agente de Defesa Civil
Cleidiane Linhares Rodrigues - Assistente Público Administrativo