As instituições de ensino, mantidas ou conveniadas ao Município de Vila Velha, deverão manter o sistema permanente de vigilância eletrônica.
Na sessão ordinária desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Vila Velha aprovou, em Regime de Urgência o Projeto de Lei (PL) 379/21, de autoria do vereador Devacir Rabello (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas do município.
De acordo com a justificativa apresentada pelo vereador, a instalação das câmeras nas escolas ajuda a controlar a segurança de funcionários, alunos e responsáveis, na entrada e saída do ambiente escolar, podendo desta forma identificar e casos de violência nas dependências da escola. Não apenas um modo de desestimular a ação de agentes delituosos em nossas escolas, mas, valerá para elucidar e apurar delitos praticados nas cercanias, auxiliando, assim, o trabalho policial.
“Todas as iniciativas que surjam com objetivo de inibir a violência nas escolas são muito bem-vindas. A proteção das nossas crianças nas escolas deve estar em primeiro lugar. Destacou o vereador.”
Com o acolhimento do plenário, o projeto segue para sanção do prefeito Arnaldinho Borgo (PODEMOS) e a legislação derivada passa a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial.
Câmara Municipal de Vila Velha
Diretoria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@cmvv.es.gov.br