Câmara de vila velha realiza sessão solene em alusão a campanha da fraternidade
Câmara de Vila Velha realiza Sessão Solene em alusão a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade 2023 tem como objetivo geral sensibilizar a sociedade a combater a fome, por meio de compromissos que transformem essa realidade.
De Câmara Municipal de Vila Velha
Texto Diretoria de Comunicação | Foto Debora Benaim
01 de maio de 2023 às 22h52.
A Câmara Municipal de Vila Velha, por iniciativa do vereador Joel Rangel (PDT), realizou na noite desta quinta-feira (27), uma Sessão Solene em alusão a Campanha da fraternidade 2023.
Realizada anualmente pela igreja católica no tempo da quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade deste ano tem com temática: “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer".
A solenidade, presidida pelo vereador Joel Rangel, contou com a presença do vereador João Batista-Tita, presidente da Comissão de Assistência Social da CMVV, da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Amanda Pacheco, do coordenador da Comissão de Promoção da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória João José Barbosa Sana e do membro da Pastoral de Rua de Vila Velha Sr. Eustáquio Xavier, que acompanharam o vereador Joel na mesa de honra.
Ao fazer a abertura do encontro, o vereador Joel Rangel destacou a importância da campanha e da temática escolhida para este ano.
“A fome é um desafio a ser enfrentado por todos. A solução como missão, compromisso e envolvimento de todos na construção de uma sociedade fraterna.”
O coordenador da Comissão de Promoção da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória João José Barbosa Sana, lembrou que embora promovida pela igreja católica, a Campanha da Fraternidade é direcionada a toda a sociedade brasileira.
“O Lema da Campanha da Fraternidade de 2023, direciona o nosso pensamento pela centralidade da conversão individual e a prática social convida à reflexão do papel de cada um de nós enquanto cristãos buscar Jesus na pessoa do irmão. Devemos propor ações de engajamento em prol dos outros, transformando a sociedade de forma que todos tenham vida em abundância, uma vida fraterna, com gestos concretos de alimentar a quem tem fome, fomentar esforços e incitavas individuais comunitárias e socias que levem a superação da fome e da miséria no Brasil.”
Em seguida Joel discorreu sobre os números da fome no Brasil e no Espirito Santo, destacando os programas sociais desenvolvidos pela prefeitura de Vila Velha destinados a atender famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
“Vila Velha possui inúmeros programas sociais mobilizados para atender famílias que passam fome e encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza, sendo a maioria apoiados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Da pandemia para cá o Município adotou o programa de renda mínima municipal destinando a cada um dos 55 mil alunos da rede pública de ensino de Vila Velha um valor para auxiliar no enfrentamento das dificuldades que a pandemia trouxe para as famílias.” Disse o vereador.
Recentemente também foi reformulada a lei que rege o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de fortalecer a atuação desse conselho e debater e encaminhar as propostas de combate à fome, construção de uma política municipal que seja perene em relação aos equipamentos que possam atender à população mais desassistida.
“A Grande Vitória tem grandes desafios e que podem ser enfrentados conjuntamente. Essa integração de esforços é importante. A Igreja pode ser uma grande mestra para nossas ações e pode reunir as pessoas e instituições para um grande pacto. Um pacto que seja primeiro sinal de unidade e de trabalho em favor da vida.” Finalizou Joel
Durante a solenidade, pessoas e entidades foram homenageadas com o Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento às suas ações e serviços no combate à pobreza e pela luta por igualdade e inclusão social.
Câmara Municipal de Vila Velha
Diretoria de Comunicação Social
Foto: Débora Benaim
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@cmvv.es.gov.br
Atendimento ao Público
De segunda-feira à sexta-feira:
De 7h às 19h
E-mail
ouvidoria@vilavelha.es.leg.br
Expediente
De segunda-feira à sexta-feira:
De 7h às 19h
Telefone
(27) 3219-6964 / 3349-3232
Endereço
Praça Frei Pedro Palácios, s/n Prainha
Vila Velha/ES - CEP: 29100-190
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.