Projeto do Parque Cultural Casa do Governador foi apresentado na Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha

14 de novembro de 2021 às 13h25.

Em Tribuna Livre promovida pela Câmara Municipal de Vila Velha de iniciativa do Vereador Renzo Mendes (PP), na sessão ordinária desta quarta-feira, (11), recebemos o arquiteto e urbanista Dr. Augusto Alvarenga representante da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES, para apresentação do projeto do Parque da Casa do Governador.

A ideia do projeto do “Parque Cultural Casa do Governador” foi concebida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (FAPES) e pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com participação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Segundo o Dr. Augusto, o Projeto envolve toda a área da residência oficial do Governador, cerca de 93 mil metros quadrados, e compreenderá três eixos temáticos para serem explorados pela população, os eixos ambiental, histórico-cultural e artístico.

O eixo histórico-cultural apresentará aos visitantes do parque um percurso pela história capixaba, da ocupação aos dias atuais, feito com base na pesquisa da história de forma oral e documental, com ênfase na memória que a Residência Oficial testemunhou em todos os anos de existência. O eixo artístico abrigará exposições artísticas ao ar livre, com esculturas permanentes e temporárias, e eventos culturais em um anfiteatro. No eixo ambiental haverá visitas aos ecossistemas nativos, observação de aves, exposições sobre as inovações tecnológicas e políticas de energias renováveis.

O Professor Augusto destacou que todo o complexo foi dotado de um conjunto de painéis fotovoltaicos que gerará energia suficiente para abastecer todo o Parque. ”A partir da elaboração deste projeto esse parque passa a ser autônomo na produção de energia, sem demandar de energia pública para seu funcionamento”. Será instalado também um posto de carregamento para carro elétrico. ”Esse caráter didático é muito importante para esse projeto, sobretudo pensando nas crianças que estarão visitando o parque, aprendam sobre a importância da preservação do meio ambiente e da geração de energia de forma limpa”.

Por fim, Dr. Augusto explicou que as visitas serão realizadas por meio de agendamento e com o acompanhamento de um monitor, a previsão é de que o espaço esteja aberto à visitação no primeiro semestre de 2022.

“Este parque irá fomentar o nosso turismo e gerar renda para o nosso município. Sabemos que Vila Velha, principalmente a Praia da Costa, é carente de áreas de lazer e este projeto proporcionará entretenimento para toda nossa população. Esse projeto será um marco para nossa cidade e receberá, sem sombra de dúvidas, turista de todo nosso Brasil e do mundo” explicou o Vereador Renzo Mendes, salientando a importância da implantação do parque para o desenvolvimento do turismo em Vila Velha.

Fotos: Débora Benaim
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br

De segunda-feira à sexta-feira: De 7h às 19h

ouvidoria@vilavelha.es.leg.br

Sessões Plenárias

Segundas-feiras e Quartas-feiras: 17h

Praça Frei Pedro Palácios, s/n Prainha Vila Velha/ES - CEP: 29100-190

• Ícone do Instagram
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Youtube

Localização

Logo do Site Branco Copyright © Câmara Municipal de Vila Velha. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape Consultoria